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(Feliz Ano Novo Judaico) aos seus amigos.
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O que é o Rosh ha Shaná?
Rosh há Shaná (literalmente “Cabeça do Ano”, em Hebraico), é o Ano Novo pelo calendário judaico. Em 2012, ele terá início na noite do dia 16 de setembro. Estará começando o ano judaico de 5773.


De acordo com a tradição judaica, Adão e Eva foram criados no primeiro dia do mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação. É a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.
                       
Historicamente, o primeiro Rosh ha Shaná foi numa sexta-feira, o sexto dia da Criação. Neste dia, D'us criou os animais dos campos e das selvas, e todos os animais rastejantes e insetos, e finalmente - o homem. Assim, quando o homem foi criado, encontrou tudo pronto para ele.

Nossos sábios viram nisso a ordem da Criação, como a consideração do bom anfitrião que, antes de convidar um hóspede de honra, coloca a casa em ordem, prepara as lâmpadas mais brilhantes, uma refeição deliciosa, etc., para que seu convidado encontre tudo preparado. Mas também vêem nisto uma profunda lição: se o homem é merecedor, é tratado como um convidado de honra; se não o merece, dizem-lhe: "Não fique orgulhoso de si mesmo; até um inseto foi criado antes de você!"

Em Rosh ha Shaná, após a prece da noite, cumprimentamos todos falando: Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm (“Que sejas inscrito e selado para um ano bom”). Ao proferir isto, é como se pudéssemos ver os três grandes Livros Divinos abertos perante D'us: o Livro dos Justos; o Livro dos Perversos e o Livro dos Medianos - onde é provável que nos encontremos, com nossas boas e más ações quase se equiparando. Apenas uma mitsvá a mais e a balança penderá a nosso favor.

Há doze meses no ano, e há doze Tribos em Israel. Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representativa. O mês de Tishrei é o mês da Tribo de Dan. Isto tem um significado simbólico, pois quando Dan nasceu, sua mãe Lea disse: "D'us julgou-me e também atendeu à minha voz." Dan e Din (Yom HaDin, Dia do Julgamento) são ambos derivados da mesma raiz, simbolizando que Tishrei é a época do Julgamento Divino e do perdão.

Costumes

Tradicionalmente, na noite do Rosh ha Shaná os judeus vão à sinagoga rezar.

Ao final das orações, as famílias se reúnem em volta de mesas de jantar com diversas comidas típicas da ocasião.
Vários alimentos simbólicos são ingeridos na refeição da primeira noite de Rosh ha Shaná, e um pedido é recitado para cada alimento. Este costume é baseado em um ensinamento talmúdico: "Presságios são significativos; por isso cada pessoa deveria comer no início do ano abóboras, beterrabas, tâmaras e alhos-poró." 


Maçã
Mergulhamos uma fatia de maçã doce no mel, recitamos a bênção da fruta (Borê Peri Haêts) e falamos: "Yehi ratson milefanêcha shetechedêsh alênu shaná tová umetucá".
"Possa ser Tua vontade renovar para nós um ano bom e doce ".


Chalot
As chalot servidas em Rosh Hashaná são redondas, símbolo de continuidade e eternidade, como o círculo que não tem começo nem fim; sem ângulos, nem arestas, um pedido para um ano sem conflitos. Costuma-se mergulhar o pão no mel em vez do sal habitual, em todas as refeições desde Rosh Hashaná até o sétimo dia de Sucot.

Mel
O valor numérico da palavra "dvash" (mel) equivale ao valor de "Av Ha'Rachamim" (Pai Misericordioso): assim o mel representa a esperança de que a sentença decretada pelo Supremo Juiz seja amenizada pela Sua compaixão.

Frutas e alimentos especiais
É costume comer carne e vinho doce ou qualquer bebida doce nesta refeição, para ter um ano farto e doce.
Na segunda noite de Rosh Hashaná, imediatamente após o kidush, costuma-se ingerir uma fruta nova, a primeira vez que comeríamos nesta estação, a fim de pronunciarmos a bênção de Shehecheyánu.
Há quem costume recitar uma prece especial (Yehi ratson) antes de ingerir qualquer um dos seguintes alimentos. Conforme o costume Chabad, Yehi ratson só é recitado ao ingerir a maçã com mel.
Os sefaradim colocam no centro da mesa uma cesta (Traskal) contendo diferentes espécies de frutas que contém muitas sementes, para que as boas ações sejam numerosas no ano vindouro além de alimentos especiais entre os quais maçã, alho poró, acelga, tâmara, abóbora ou moranga, feijão roxinho, romã, peixe e cabeça de carneiro (que pode ser substituída por língua de boi ou cabeça de peixe). Antes de ingerir cada um dos nove alimentos recita-se um "Yehi Ratson" especial.


Alho-Poró
"Yehi Ratson milefanêcha sheyicaretu oyvêcha vessoneêcha, vechol mevacshê raatênu".
"Possa ser Tua vontade que sejam exterminados Teus inimigos e Teus oponentes e todos aqueles que querem nosso mal".


Acelga
"Yehi Ratson milefanêcha sheyistalecu oyvecha vessoneêcha, vechol mevacshê raatênu".
"Possa ser Tua vontade que sejam removidos Teus inimigos e Teus oponentes e todos aqueles que querem nosso mal".


Tâmara
Costuma-se ingeri-la para que acabem nossos inimigos (em hebraico, yitámu, parecido com tamar).
"Yehi Ratson milefanêcha sheyitámu oyvecha vessoneêcha, vechol mevacshê raatênu".
"Possa ser Tua vontade que sejam consumidos Teus inimigos e Teus oponentes e todos aqueles que querem nosso mal".


Abóbora, moranga ou cenoura
A palavra "mern", em yidish, pode ser traduzida como "cenoura" e também como "se multipliquem". Por isto comemos cenoura - para que os méritos se multipliquem.
"Yehi Ratson milefanêcha sheticrá rôa guezar dinênu, veyicareú lefanecha zechuyotênu".
"Possa ser Tua vontade que o decreto ruim de nossa sentença seja rasgado em pedaços, e que nossos méritos sejam proclamados perante Ti".


Feijão roxinho
"Yehi Ratson milefanêcha sheyirbu zechuyotênu".
"Possa ser Tua vontade que nossos méritos se multipliquem".
Romã
Costuma-se ingerir em sinal para que aumentem nossos méritos como os caroços da romã. Há uma explicação que a romã possui 613 caroços - o número das mitsvot da Torá.
"Yehi Ratson milefanêcha sheyirbu zechuyotênu carimon".
"Possa ser Tua vontade que nossos méritos cresçam em número como [as sementes] da romã".


Peixe
"Yehi Ratson milefanêcha shenifrê venirbê cadaguim; vetishgach alan beená pekichá".
"Possa ser Tua vontade que nós nos frutifiquemos e nos multipliquemos como peixes; e cuida de nós com olho aberto [atentamente]".


Cabeça de carneiro, língua ou peixe com cabeça
Costuma-se ingerir um destes alimentos para que sejamos cabeça e não cauda:
- de carneiro, para lembrar o mérito do sacrifício de Yitschac que foi substituído por um carneiro.
- de peixe, para que o ser humano se multiplique como os peixes.
"Yehi Ratson milefanêcha shenihyê lerosh velô lezanav".
"Possa ser Tua vontade que sejamos como a cabeça e não como a cauda".


Ingredientes que devem ser evitados
Não se come nada temperado com vinagre em Rosh Hashaná ou raiz forte para não ter um ano amargo. Nozes também não devem ser ingeridas nestes dias. Um dos motivos é porque as nozes provocam pigarro que pode atrapalhar as orações do dia; outro motivo é que o valor numérico da palavra egoz (noz) corresponde ao da palavra chet (pecado) sem o alef.


(Fonte: Beit Chabad)

25 comentários:

  1. Consta no texto:
    Tradicionalmente, "na noite do Rosh ha Shaná os judeus vão à sinagoga rezar e ouvir o toque do shofar"

    >>>Errado. Absurdamente incorreto. De uma ignorância gritante.

    Judeus vão à sinagoga NA MANHÃ dos dois dias de Rosh Hashaná - 17 e 18/set este ano - ouvir o toque do shofar QUE É A TRADIÇÃO-MANDAMENTO DIVINO MAIS IMPORTANTE E CARACTERÍSTICA DESTA FESTA,chamada, na Torá, de Yom Teruá - dia do toque de shofar.
    >>>NENHUM SHOFAR É TOCADO A NOITE!
    Esperava que um orgão da comunidade transmitisse corretamente a informação que, além de estar errada, omite a importância do ato central e mais caracteristico do dia. Sequer menciona que tratam-se de 100 toques, divididos em três sons característicos, etc. Mas, para quem não menciona nem o horário correto e dias corretos do que é mais importante na festa, esperar maiores detalhes (que não sejam puramente gastronômicos...) realmente é utópico.
    O toque é a nossa forma de anunciar - não o ano novo e sim - que coroamos neste dia o Criador como Rei do universo (e o toque também nos desperta a refletir se estamos sendo bons "súditos" dele...)

    ketivá vachatimá tova leshaná tová umetuka!

    Sejam inscritos e selados (confirmados Divinamente) para um ano bom e doce!
    (Eis aí mais uma coisa que nem consta, além do conceito de perdão e teshuvá...)

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  2. Não sou judeu, porem: aprendi amar esse povo de forma especial. sou um defensor Árduo e Incondicional do povo Judeu. se quiser ser meu inimigo fale mal de um Hebreu perto de mim. acho belo todos costumes hebreu, inclusive o sabate e todas as formas de adoração a JEOVÁ. sou contra qualquer negociação que envolva devolução de territórios, pelo contrario sou a favor da retomada do monte sinai e toda planice. não conheço o estado de ISRAEL por questão financeira, mas já pedi ao DEUS dos hebreus que me dê essa graça antes da minha morte, e creio que ele vai me ouvir, pois creio que o DEUS dos hebreus é o único verdadeiro. na minha opinião o ano judaico é o único que tem fundamento bíblico. Shalom, Shaná Tobá;

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  3. Pelo o que eu aprendi com o Estudo da Kabbalah, a "festa judaica" na verdade é uma FESTA BIBLÍCA, ou seja, deveríamos desejar Shana Tová a literalmente todas as pessoas.

    Rosh Hashaná vai além de apenas uma festa judaica, mas sim um momento de renovação para toda a humanidade... momento que podemos fazer nossos votos para fazermos do ano que vem um ano melhor para o MUNDO inteiro!

    SHANÁ TOVÁ!

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  4. Não sou judia, sou cristã mas amo e respeito o povo judeu. O meu D'us é o mesmo D'us dos Judeus. Eu pertenço ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Como a própria Bíblia sagrada diz, povo judeu é a menina dos olhos de Deus e merece todo o respeito e amor. Que Deus abençõe a todos!!! SHANÁ TOVÁ

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  5. Olá!
    Publiquei as informações do blog de vcs no meu blog (canilprf.blogspot.com.br).
    Estou com um grupo de 4 Brasileiros aqui em Israel e gostamos muito de conhecer mais dessa cultura maravilhosa! Parabéns pelo Blog e Shaná Tová!

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  6. Jesus é o maior judeu que existe. E não lembro dele ter dado essas instruções sobre a comida. Isso aí tá mais parecido com a religião de mistérios da Babilônia do que com o Deus de Israel. Feliz ano novo judaico.

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  7. ANO NOVO JUDAICO
    01 de Tishrê 5.774
    ETERNO - ETÉREO
    Passaremos e comemoraremos em Nova Ponte Mg
    Fazenda Chácara YEHUSHURUM Mg 190 Ao lado da Barragem
    Favor mande-me orientações
    CONTATO:
    hatzamari07@yahoo.com.br

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